Sábado deverá ser o dia com mais trânsito do verão nas estradas europeias

O alerta foi dado pelas organizações de mobilidade Touring e VAB, que antecipam uma jornada caótica em vários países do continente.

Pedro Gonçalves
Agosto 2, 2025
7:45

Este sábado, promete ser o dia mais congestionado do verão nas estradas da Europa, com milhares de condutores a iniciarem ou retomarem as suas férias. O alerta foi dado pelas organizações de mobilidade Touring e VAB, que antecipam uma jornada caótica em vários países do continente.

Segundo os especialistas, a combinação entre o início das férias escolares em algumas regiões e o regresso dos turistas de julho criará um cenário de tráfego excecionalmente intenso em diversos corredores rodoviários estratégicos. França deverá ser particularmente afetada, com as autoridades a preverem um “sábado negro” (“samedi noir”), expressão usada no país para descrever dias de congestionamento extremo.

França com alerta máximo e autoestradas críticas
De acordo com a VAB, os principais pontos de estrangulamento em França este fim de semana incluem as autoestradas que circundam Paris (A6 e A10), a A10 em direção a Bordéus, a A9 entre Orange e a fronteira com Espanha, e a A7 que liga Lyon a Marselha e à costa mediterrânica. Também se espera forte afluência no Túnel do Monte Branco, que liga França a Itália.

As previsões apontam para engarrafamentos que poderão prolongar-se durante várias horas, especialmente nas manhãs e tardes de sábado, com impacto prolongado até domingo em algumas rotas de regresso.

Alemanha, Áustria e Suíça com trânsito reforçado para sul da Europa
Na Alemanha, o início das férias escolares nos estados de Baden-Württemberg e Baviera coincide com as habituais deslocações em direção ao sul, o que irá sobrecarregar as estradas rumo à Áustria, Itália, Eslovénia e Croácia. As obras em curso em autoestradas alemãs e austríacas, nomeadamente na região da travessia do Passo do Brenner, contribuirão para o agravamento das filas.

Também na Suíça se esperam filas consideráveis, sobretudo no acesso ao Túnel de Gotardo, uma das principais ligações entre o norte da Europa e Itália. Este ponto de passagem, que habitualmente regista grandes volumes de tráfego durante o verão, poderá atingir tempos de espera significativos ao longo de todo o sábado.

Perante este cenário, as entidades de mobilidade apelam a todos os viajantes para que planeiem as suas deslocações com antecedência, evitem os horários de maior afluência – nomeadamente entre as 7h00 e as 15h00 – e consultem as informações de trânsito em tempo real.

As recomendações incluem também levar água e mantimentos no carro, verificar o estado dos veículos antes da partida e, sempre que possível, considerar alternativas como viajar durante a noite ou optar por itinerários secundários.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.